Em meio a um cenário de pandemia mundial, onde um vírus atinge milhares de pessoas e empresas trabalham em home office com acessos remotos, devemos também zelar pela segurança da informação.
No último sábado (16), hackers tentaram invadir o sistema da Fundação Copel com o objetivo de sequestrar, capturar ou limitar o acesso aos dados ou informações de nossos sistemas, para fins de extorsão.
Preocupada em manter a integridade e sigilo dos dados dos milhares de participantes, a entidade rapidamente tomou medidas para controlar o ataque. Tão logo foi detectada a tentativa de acesso, a equipe de trabalho foi colocada à postos para conter o atentado cibernético.
A Fundação Copel comunica que todas as providências cabíveis já foram tomadas e tranquiliza os participantes no sentido de que não houve alteração nos dados cadastrais nem mesmo roubo de informação, os mesmos sequer foram atingidos.
De toda forma, o serviço de atendimento realizado em home office pelos empregados foi prejudicado, pois foram necessárias medidas de segurança de reinstalações de máquinas. Esta medida sobrecarregou os atendimentos e pode ter gerado transtorno aos participantes nos últimos dias. A Fundação Copel lamenta o ocorrido e se coloca, inteiramente, à disposição para esclarecer dúvidas sobre o ocorrido.