Boletim Fundação

Fundação Copel realiza 1º Workshop de Investimentos e promove debate sobre cenários econômicos e estratégias de gestão

25 de fevereiro de 2025

Na última sexta-feira, 21 de fevereiro, a Fundação Copel realizou o seu 1º Workshop de Investimentos, reunindo empregados, participantes e agentes de governança em um dia repleto de discussões sobre os desafios e perspectivas dos investimentos dos fundos de pensão. O evento foi marcado por palestras e painéis conduzidos por especialistas da entidade e convidados externos, reforçando o compromisso da Fundação com a transparência e a boa gestão dos recursos.

A abertura foi realizada pela Diretoria Executiva da Fundação Copel, destacando a importância do evento como um marco no fortalecimento da visão de futuro da instituição. Na sequência, o analista Guilherme Micota Stipp, da 4UM Investimentos, apresentou a palestra “Cenário Macroeconômico 2024/2025”.

Ruben Doege, Gerente Executivo de Investimentos da Fundação Copel, conduziu o primeiro painel “Desvendando os Investimentos da Fundação Copel”, trazendo informações detalhadas sobre a composição da carteira, a estratégia de alocação de ativos e as iniciativas para mitigar riscos e potencializar resultados. “Nosso foco é garantir a segurança e a rentabilidade dos investimentos, sempre alinhados com os objetivos de longo prazo da Fundação”, destacou Doege.

A programação seguiu com a Equipe da área de Investimentos da Fundação Copel abordando temas pertinentes às suas respectivas especialidades. Everton Jung e Paulo Neto destacaram aspectos nem sempre abordados nas aplicações e na gestão da renda fixa. Dandara Jaquetti e Carlos Eduardo Valgrande abordaram, respectivamente, os investimentos em renda variável e em imóveis. No penúltimo painel, Gabriella de Monteiro e Mayron Wosniak trouxeram as oportunidades e a diversidade dos investimentos em private equity.

Encerrando o evento, o Diretor Financeiro, José Carlos Lakoski e o Gerente de Investimentos, Ruben Doege, trouxeram reflexões sobre as melhorias nas estratégias e processos na gestão de investimentos diante de um cenário econômico desafiador e dentro do mercado de previdência cada vez mais competitivo com o avanço dos planos instituídos. Lakoski enfatizou a importância da transparência e da cultura de investimentos voltada no longo prazo. “Estamos comprometidos com uma gestão séria e responsável e com a busca constante por melhores resultados para nossos planos”, afirmou.

O 1º Workshop de Investimentos da Fundação Copel consolidou-se como um importante espaço de troca de conhecimento e alinhamento de estratégias, reforçando o compromisso da instituição com a evolução coletiva e a sustentabilidade dos investimentos de seus participantes.