Diante do aumento de número de casos da nova variante Delta em todo o mundo, é importante alertar para os novos sintomas que a grande maioria dos infectados vem apresentando.
A preocupação pela circulação da variante delta é, principalmente, por existir a possibilidade de gerar reinfecção em quem já teve a doença ou de possivelmente escapar da cobertura vacinal. Por este motivo, os cuidados devem ser reforçados, mesmo em pessoas já vacinadas com uma ou as duas doses.
Fique atento aos sintomas:
– Dores nas articulações
– Dor de cabeça e no pescoço
– Dor na parte superior das costas
– Fraqueza geral
– Perda de apetite
– Coriza
– Em geral os infectados não apresentam tosse, nem febre e poucos relatos de perda de olfato e paladar.
De acordo com alguns estudos, a nova variante pode ser de 50% a 100% mais transmissível do que as demais cepas do Sars-Cov-2. Portando, a orientação é de manter os cuidados como: evitar aglomerações, uso de máscaras (de preferência modelos mais adequados como N-95 e PFF2), uso de álcool 70%, higienização correta das mãos, evitar levar a mão aos olhos, boca e nariz.
Como proceder em caso de Covid? A orientação do Ministério da Saúde é: em caso de suspeita, fique em casa por 14 dias e procure um médico de confiança para ser orientado. Caso precise realizar o teste, com o pedido médico em mãos, entre em contato diretamente com o laboratório para saber se há necessidade de agendamento do exame. Não há necessidade de entrar em contato com a Fundação Copel para liberação.