Saúde

Webinar sobre saúde reúne mais 150 pessoas

10 de julho de 2020

Mais de 150 pessoas participaram ontem, quinta-feira (09), da Webinar sobre saúde da Fundação Copel. A reunião virtual contou com um bate-papo com o médico, clínico geral e reumatologista, Marcelo Kaminski que abordou a questão do médico da família e as vantagens desse tipo de atendimento.

Dr. Marcelo abordou entre outras questões a importância da adoção de hábitos saudáveis para ter melhor qualidade de vida no futuro. “É preciso pensar que para tirarmos o prazer imediato como, por exemplo, não fumar, para pensar na saúde daqui 15 ou 20 anos. Os hábitos devem ser construídos desde a infância, pois sabemos o quanto é difícil muda-los na fase adulta”. A mudança dos hábitos é um dos fatores avaliados pelo médico que fala sobre o atendimento personalizado e contínuo. Kaminsky é adepto da medicina de família, e contou que acompanha pacientes da mesma família e de diferentes gerações. Além disso, falou sobre a importância do atendimento à saúde integral, como no modelo da Atenção Primária, onde é possível em até 80% das vezes, resolver o problema sem precisar dar encaminhamento (ao especialista).

O Presidente, Marcos Domakoski falou sobre como as frentes de atuação da Fundação Copel são essenciais aos participantes. “Somos responsáveis pelo atendimento de dois bens extremamente preciosos na vida do ser humano: uma aposentadoria digna e prover meios para que mantenhamos a nossa saúde!”.

Otto Doetzer, Diretor de Seguridade, trouxe pontos importantes também “Dados recentes mostram que a expectativa de vida média do brasileiro, na última década, subiu 3,1 anos! O brasileiro está vivendo mais, principalmente por dois fatores: progresso da medicina e prevenção da saúde. Ou seja, a medicina progrediu muito (exames, medicamentos, etc), porém ainda sabemos que o melhor é não ficar doente e sim adotar hábitos saudáveis! Mas, se você ficar doente, procurar o SEU médico e não qualquer médico. E isso é exatamente o que vamos oferecer com a Atenção Primária!

O Programa + Cuidado terá sua unidade piloto inaugurada, ainda este ano, na Copel Pólo KM3. O atendimento, nesta primeira etapa, será destinado aos beneficiários lotados nesta sede. A atenção primária é um projeto que envolve muito estudo, análise e, principalmente, baseado em evidências científicas que comprovam que esse atendimento tem sido um sucesso em países do primeiro mundo como na Europa. Mais uma prova que a Fundação Copel está sempre em busca das melhores soluções para seus participantes e beneficiários