Na última terça-feira (11), a Fundação Copel realizou uma Webinar sobre os planos de saúde administrados pela entidade. O evento reuniu membros do Conselho Fiscal, ex-presidentes da entidade e beneficiários.
O Presidente Marcos Domakoski deu as boas-vindas aos participantes e comentou sobre o segredo de que as empresas devem estar próximas do cliente, e na Fundação não é diferente. “Aqui, neste contato tão próximo com vocês procuramos encontrar formas de sempre aprimorar nossos serviços. Embora estejamos enfrentando uma pandemia, somos todos privilegiados, pois contamos com um plano de saúde com excelente cobertura e um plano de previdência que além de ser muito bem administrado é referência no segmento no país”.
Otto Doetzer, Diretor de Seguridade, explicou sobre as características dos planos de saúde, no modelo de autogestão, e sobre como os custos são repartidos entre todos os participantes. “É como um ‘condomínio’, onde as todas as contas são divididas entre todos. Hoje, nossos gastos anuais estão na casa dos R$250 milhões de reais por ano sendo que 60% deste valor são custeados pelas patrocinadoras e os outros 40% são arcadas pelos beneficiários através das mensalidades.
O Diretor comentou ainda sobre o cálculo do reajuste das mensalidades. “As mensalidades são calculadas através de um atuário que analisa o histórico de utilização dos últimos cinco anos e faz uma projeção para o próximo ano”. Além disso, esclareceu uma dúvida que muitos beneficiários têm que é sobre o percentual do reajuste não acompanhar a inflação. “Os reajustes não acompanham a inflação, por conta da inflação médica. E, principalmente, aumento de custo do plano de saúde é causado pelo envelhecimento da população. Isso é responsável por cerca de 4 a 5% do percentual de reajuste do plano”.
Outra pauta importante do encontro virtual foram os projetos futuros para a entidade. O Diretor de Seguridade destacou as novidades que constam no planejamento estratégico da entidade e que devem chegar neste segundo semestre. A saúde está em processo de revolução com a entrada do +Cuidado de Atenção Primária, da conta digital Fundação Copel – Você no Controle com a disponibilização de serviços totalmente online.
A última parte da Webinar foi apresentada pelo Carlos Borges, gestor do Departamento de Gestão e Negociação em Saúde e da Dra. Elaine Bregola, médica responsável técnica sobre os planos de saúde. As principais questões abordadas foram as normas e regulação dos planos, além dos programas da medicina preventiva. Sobre o futuro da saúde na Fundação Copel, a grande novidade está na medicina de família. O projeto de Atenção Primária, +Cuidado, terá uma unidade piloto instalada na Copel Km3 e será destinada aos copelianos (e seus dependentes) lotados naquela sede. Esse programa vai permitir a organização do cuidado do paciente, conhecendo a sua família, os medicamentos e doenças existentes. Isso faz com que o tratamento aconteça de forma integral.
Para fechar, a gestora do Departamento de Atendimento, Vanessa Haffner, falou da experiência no atendimento aos beneficiários”. Faz parte da nossa atuação junto ao beneficiário informar, oferecer o que é correto e o que é mais seguro. Nós não somos número aqui na Fundação, somos indivíduos. E por isso, somos tratados de forma personalizada e individualizada”.