Criado em 2014, o Programa de Assistência Farmacêutica é um programa que se caracteriza pelo acompanhamento dos tratamentos e a entrega programada dos medicamentos dos beneficiários em domicílio. Neste projeto, é avaliada a relação de consumo, adesão, manutenção do tratamento e os riscos de interações medicamentosas.
São acompanhados os beneficiários portadores de doenças crônicas como o Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Dislipidemia. A adesão ao programa é voluntária e os beneficiários são selecionados através dos seguintes critérios ter Diabetes e duas ou mais comorbidades. Os farmacêuticos do programa entram em contato e então orientam, esclarecem dúvidas. Eles explicam sobre os efeitos colaterais e programa a entrega da medicação.
Atualmente, o programa conta com 1214 beneficiários, base agosto de 2018. Destes, 21 apresentaram interações leves, 83 interações moderadas e 8 interações graves. Para o acompanhamento dos beneficiários que apresentam interações moderadas e graves, a Fundação Copel entra em contato diretamente com o médico que prescreveu a receita, por telefone. Assim, é possível mudar a prescrição, se necessário, ajustar ou adequar o tratamento.
O programa, bem como outros da medicina preventiva, é uma importante iniciativa da entidade que possibilita a detecção precoce e o reconhecimento das interações medicamentosas.