O Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas (PGDC) é um programa de tele monitoramento realizado por uma equipe de enfermeiras, e a periodicidade das ligações é feita de acordo com o nível de complexidade das doenças:
Leve: 1 patologia crônica controlada (acompanhamento a cada 3 meses).
Moderada: 1 ou mais patologias crônicas controladas (acompanhamento a cada 2 meses).
Grave: 1 ou mais patologias crônicas descompensadas e/ou internações graves ligadas ao programa (acompanhamento mensal).
As doenças crônicas gerenciáveis no programa são: Diabetes, Hipertensão, Dislipidemia, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doenças Cardiovasculares associadas a fatores de risco como obesidade, sedentarismo, tabagismo, além do fator idade.
O objetivo do PGDC é levar aos beneficiários com doenças crônicas um conjunto de orientações educacionais. A intensão é estimular o autocuidado e cultivar o interesse pela mudança de hábito. O programa inaugurou em abril de 2013 e hoje atende 187 beneficiários com doenças crônicas.
O ano de 2018 apresentou resultados efetivos. As internações relacionadas a patologias gerenciadas foram reduzidas, o tempo médio estava em 4 dias e houve redução para 3 dias de internamento, proporcionando menor risco ao beneficiário.
O participante Mauricio Freitas Figueiredo faz acompanhamento pelo programa desde 2016, época em que iniciou o incentivo ao autocuidado, tirou suas dúvidas e entendeu a importância das consultas regulares. Esses estímulos despertaram em Mauricio a vontade de perder peso e mudar seus hábitos de vida. O beneficiário Mauricio, com o acompanhamento do programa, perdeu peso e reduziu seu índice glicêmico.
Doenças Crônicas mais frequentes:
42% têm Diabetes
27 % têm pressão alta (Hipertensão Arterial)
8% têm doenças cardíacas
2% têm neoplasia
1 % têm bronquite crônica (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica relacionada ao fumo)
Fatores de riscos:
13% têm obesidade