Saúde

Vamos falar sobre Coronavírus?

12 de março de 2020

O aumento do número de casos confirmados de Coronavírus no Brasil tem causado preocupação em toda população. Apesar de estar sendo um assunto recorrente nos noticiários, redes sociais e rodas de conversa, não se sabe ainda ao certo como combater esse vírus que surgiu inicialmente na China e vem se espalhando por diversas partes do mundo.

Infelizmente, o que tem se espalhado tão rapidamente quanto o vírus, são as notícias falsas (fake news) ao redor desse assunto. Receitas de chás variados, números alarmantes de mortes confirmadas e curas milagrosas, são algumas das notícias que têm surgido e dificultado no combate e prevenção à doença.

No site do Ministério das Saúde você encontra uma página onde estão disponíveis todas as informações necessárias sobre combate, prevenção e possíveis dúvidas sobre o Coronavírus. Mais informações também podem ser encontradas no site da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como um breve histórico do surgimento do vírus.

Segundo a OMS, até o dia 12 de março de 2020, já foram confirmados 118.326 casos em todo o mudo. Desses, 80.955 foram na China (incluindo Hong Kong, Macau e Taipei), com 3.162 mortes.

O Ministério da Saúde recomenda que, brasileiros que vieram de países como a China, onde existe a circulação do vírus ou onde há casos confirmados fiquem de quarentena, ou seja, isolados por um período de alguns dias para evitar a propagação do vírus.

Os dois primeiros casos confirmados no Brasil, ambos no mês de fevereiro, foram infectados na Itália e residem em São Paulo. Agora, os casos confirmados no País já somam 52 e estão também em outros Estados. O Ministério da Saúde no Brasil está monitorando 907 casos suspeitos da doença. Até agora, após a realização de exames laboratoriais, já foram descartados outros 935 casos suspeitos da infecção. Importante ressaltar que ainda não existem evidências da circulação desse vírus no Brasil.

Na quarta-feira (11), a OMS anunciou que o COVID-19, (doença respiratória causada pelo novo Coronavírus), já é considerado uma pandemia, ou seja, quando há uma disseminação mundial da doença.

O Ministério da Saúde alerta que os sintomas básicos do Coronavírus são tosse, febre e dificuldade para respirar, por isso, é facilmente confundido com uma gripe. Entre as principais forma de prevenção estão: lavar as mãos frequentemente com água e sabão; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Para saber mais sobre o Coronavírus, procure os sites oficiais do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, assim você evita notícias falsas e fica por dentro de como se prevenir e em quais casos procurar atendimento médico.