Será mesmo um novo ano? Falando de educação financeira, gostaria que não se repetissem os mesmos erros do passado, que as finanças não fossem tratadas do mesmo jeito, que as pessoas não ficassem apenas pagando contas, vivendo na corda bamba.
Temo que muitos continuarão cometendo os mesmos erros: investir errado, comprar o que não precisam, trocando uma dívida velha por uma dívida nova. É claro que alguns não estão nessa situação, esses aprenderam a controlar suas finanças, a pedir conselhos, participam de palestras e cursos, procuram ler e aprender para ter uma boa administração financeira pessoal.
Para quem precisa rever sua vida financeira, seguem minhas orientações:
1º – Entender que não existe mágica. É preciso enfrentar seus números, nada melhor que fazer o planejamento financeiro familiar. Eu disponibilizo no site www.equilibriofinanceiro.com.br uma planilha completa para que você organize e controle suas receitas e despesas.
2º – Enfrentar! Isso mesmo, 2019 será o ano do enfrentamento! Lágrimas não pagam dívidas, não adianta ficar chorando pelo que já aconteceu. Entre em contato com seus credores e solicite uma proposta de renegociação de dívidas. Mesmo não tendo recursos, faça o pedido! Comece com “o que eu chamo de queda-de-braço”, você se surpreenderá com os descontos que poderá receber.
Entender quando falo da necessidade de formar uma poupança, uma reserva para quitar dívidas. Esse ano, por exemplo, atendi uma pessoa que recebeu uma proposta do banco com desconto de 66% na dívida.
3º – Planeje-se. O próximo ano requer um bom planejamento! Você pode mudar a história da sua vida financeira. Faça o planejamento dos seus gastos, de quanto irá poupar, de uma viagem de férias, de algum sonho que deseja realizar. Tenha metas!
Minhas orientações para quem já possui uma boa vida financeira:
1º – Continue poupando, investindo. No entanto, não se esqueça de viver com qualidade, é preciso gastar um pouco, guardar um pouco e doar um pouco.
2º – A maioria dos investimentos comuns oferecidos pelos bancos estão com rentabilidade muita baixa, poupança, fundos de investimento, procure diversificar, veja outras alternativas, faça uma concorrência entre os bancos.
3º – Reflita quais as suas metas para 2019. Faça seus planos, esforce-se, sempre é possível melhorar ainda mais o planejamento financeiro pessoal. Sonhe de uma forma que irá valer a pena, nas finanças sua nota pode estar 8 ou 9, que tal fechar o ano com um 10?
Altemir Farinhas
Especialista em Finanças Pessoais e Comportamentais Palestrante e escritor
www.equilibriofinanceiro.com.br