De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. A instituição ainda aponta que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos.
Diante de um cenário com dados tão relevantes, e ainda mais durante a pandemia do Coronavírus, fica clara a necessidade de que o tema merece mais atenção. A campanha do setembro amarelo é sobre isso: conscientizar a necessidade de falar sobre o tema, levantar debates e oferecer canais de ajuda a quem precisa.
Fundação Copel disponibiliza programa de saúde mental
Lançado em janeiro deste ano, o Programa EquilibradaMente oferece tratamento gratuito e online aos beneficiários elegíveis.
Voltado à saúde emocional e bem-estar, os beneficiários são convidados a participar do programa que conta com inúmeras vantagens como, por exemplo, psicoterapia online e em qualquer lugar (atendimento à distância por meio de aplicativo). Tudo isso sem custo para os participantes do programa. Todas as consultas são realizadas em horários agendados, porém, caso o beneficiário necessite de consulta de urgência poderá entrar em contato com a equipe especializada, mesmo sem horário marcado.
Ajuda gratuita
O CVV – Centro de Valorização à Vida oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Conheça todos os canais de atendimento aqui: https://www.cvv.org.br/