A Fundação Copel informa que a partir de 31 de março de 2019, a taxa atuarial será reduzida para 5,5%. A redução da taxa de juros da meta atuarial de 5,8% a.a para 5,5% a.a foi proposta, após análise e estudos, pela Mercer Gama ao Conselho Deliberativo – COD em dezembro de 2018. Dentre os diversos motivos para a adoção da referida redução, destaca-se o patamar atual e a expectativa futura das baixas taxas de juros no Brasil.
O COD aprovou a redução para o exercício de 2019, ou seja, o participante que se aposentar a partir do dia 01 de abril de 2019, terá este percentual de rentabilidade anual contemplado no cálculo do benefício, além dos reajustes inflacionários anuais com base no INPC.
Num Plano de Contribuição Variável (CV), modalidade do Plano III, a taxa atuarial, ou taxa de desconto, é aplicada para os cálculos contábeis relacionados aos níveis de solvência do plano (Superávit/Déficit), bem como no fator atuarial utilizado na determinação do valor do benefício vitalício, no momento da concessão, conforme mencionado. O fator atuarial é um índice composto por vários parâmetros como idade, sexo, expectativa de vida, a própria taxa atuarial e outros.
Ainda, a medida de redução, visa garantir a sustentabilidade do Plano III da Fundação Copel perante um novo cenário econômico e a mudança, impactará somente os participantes que irão ter benefícios concedidos a partir de 1º de abril de 2019. A redução de 5,8% a.a para 5,5% a.a implicará numa pequena redução no dimensionamento dos futuros benefícios.