Saúde

Quais as vantagens de se ter um médico da família?

21 de julho de 2020

Você sabia que cerca de 80% dos problemas de saúde da população, em geral, podem ser resolvidas com o atendimento de um Médico da Família. Estudos apontam que a Atenção Primária tem alta capacidade resolutiva dos problemas de saúde mais comuns, além disso consegue conciliar ações de assistência com prevenção e promoção da saúde.

Em países da Europa, a Atenção Primária já não é novidade. Este tipo de atendimento foi implantado para se adaptar às mudanças no perfil da população e tem sido um sucesso desde então.

Aqui, no Brasil, a Atenção Primária vai ganhando espaço aos poucos. A Fundação Copel, pensando no melhor para seus beneficiários, inaugura a sua primeira unidade piloto de Atenção Primária este ano.

O médico da família, responsável pelos atendimentos, vai receber os primeiros beneficiários dos planos de saúde na Copel Pólo Km3 agora no segundo semestre do ano. O programa, batizado de +Cuidado, tem foco no atendimento personalizado e o objetivo é o acompanhamento contínuo do paciente.

Como o médico da família atua principalmente na promoção da saúde e na prevenção, isso acaba por interferir, na qualidade de vida do beneficiário no futuro. Essa especialidade tem capacidade para lidar com as mais variadas queixas dos pacientes, com resolução de mais de 80% dos casos no primeiro atendimento. Com esse alto índice de resolução, a equipe multidisciplinar consegue reduzir o encaminhamento para especialistas e usa, de forma mais racional, os pedidos para procedimentos, como exames, que podem custar caro e em muitos casos serem desnecessários, tanto para o beneficiário quanto para o plano de saúde.