Saúde

Por que o percentual de reajuste do nosso plano não é o mesmo divulgado pela ANS?

28 de setembro de 2018

Em julho deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o percentual máximo para reajuste das mensalidades fixado em 10%, mas que só é válido para os planos de saúde nos modelos individuais e familiares. Ou seja, os planos da Fundação Copel, que são no modelo empresarial, não seguem necessariamente este percentual.

Isso se deve ao fato de que o nosso reajuste leva em consideração fatores, como a frequência de utilização dos planos, evolução dos custos assistenciais, inflação médica, etc. Como a Fundação Copel não tem fins lucrativos, a mensalidade tem como único objetivo pagar as despesas assistenciais. O conceito de mutualismo também está presente na saúde suplementar e tem como princípio a solidariedade entre pessoas diferentes, mas que têm um interesse em comum.

No ano passado, o reajuste para o PROSAÚDE II e PROSAÚDE III foi de 8,50%, abaixo do fixado pela ANS para os planos individuais e familiares estipulado em 13,55%. Neste ano, o valor do reajuste será divulgado em novembro e é aplicado nas mensalidades a partir de dezembro de 2018 até novembro de 2019.