Lançado em dezembro do ano passado, o Plano Família é o novo plano previdenciário, o qual a AFC é a instituidora, que oferece uma excelente forma de garantir o futuro da sua família.
Em nove meses, o plano ultrapassou 2000 participantes e patrimônio de cerca de R$ 8 milhões. Mas, como a Fundação Copel faz para fazer garantir que os investimentos sejam rentáveis?
O gestor do Departamento de Investimentos, Bruno Maueler, conta que os investimentos no Plano Família são feitos de forma a otimizar seu retorno ao nível de risco. Para isso, utiliza ferramentas de gestão que levam em conta suas características, cenário econômico, princípios de diversificação e estudos técnicos. “A filosofia de investimentos é de longo prazo, refletida através de sua política de investimentos, orientada para a busca de resultados consistentes para os anos à frente”, explica Bruno.
Segundo o gestor, a estratégia de gestão segue em evolução: “Em sua atual fase contempla uma cesta com novas opções de investimento, recém estruturadas pela equipe de gestão, o que possibilitará aproximar a estratégia do Plano Família ao que é empregado na parcela Capitalização do Plano III”. Existem novas fases em desenvolvimento, em um processo contínuo com finalidade de sofisticar e ampliar a diversificação da carteira de investimentos, tendo como norte a busca pela melhor relação entre o risco e retorno para os participantes do Plano.
Todos os participantes do Plano Família agora podem usufruir de outro benefício: o PREVCASH. A rede de consumo consciente permite que os participantes gastem e economizem ao mesmo tempo. Não é mágica, é uma rede de parceiros conveniados onde o participante consome e parte do seu gasto é revertido para a poupança previdenciária.