Você sabe o que é e como funciona o mutualismo?
O conceito de mutualismo é simples: minimizar o risco individual, pulverizando-o em um determinado grupo.
Como a lei que rege os planos de saúde estipula que as diferenças de mensalidade podem ser feitas apenas por idade, o mutualismo ocorre dentro de cada faixa etária. O conceito por trás disso é de que as pessoas de uma mesma faixa etária apresentam riscos semelhantes em relação à sua saúde e por isso pagam uma mensalidade igual. A ideia da mutualidade é exatamente essa: todos pagam para que alguns utilizem, quando necessário.
O mutualismo não é muito diferente da ideia presente nos condomínios ou nos consórcios. Todos contribuem para que todos possam utilizar. Mas no caso da saúde, diferentemente do condomínio, somente algumas pessoas precisarão utilizar e, no entanto, todos devem contribuir.
No mutualismo não é possível saber sobre qual pessoa o risco se materializará (qual beneficiário precisará de um tratamento, internamento, etc.) — essa falta de previsibilidade individual é condição para que o seguro possa funcionar. O risco coletivo será apenas estimado por meio de cálculos de probabilidade. Muitas pessoas estão expostas a um mesmo risco, não se sabe quem terá esse risco concretizado. No entanto, coletivamente é possível prever quantos terão incidência deste risco e quanto se pagará para custear estes riscos.
Fonte: IESS – Instituto de Estudos de Saúde Suplementar