Em tempos difíceis e de bastante incerteza é preciso se planejar. O planejamento financeiro deve começar dentro de casa e a gente vai te ajudar com algumas dicas simples:
1- Todo dinheiro deve ser contabilizado
Vamos controlar o orçamento da casa? É preciso saber que em tempos de crise todo e qualquer dinheiro pode fazer diferença. Há aplicativos disponíveis que podem te ajudar no controle de gastos. Mas, antes é preciso saber exatamente as receitas e despesas da casa. Tem que registrar tudo para saber como dividir o orçamento entre: contas fixas, alimentação, lazer, educação, etc.
2- Fuja das dívidas!
Não é hora de fazer compras por impulso ou assumir dívidas com parcelamentos. Negocie bastante! É possível conseguir bons descontos se a compra for à vista. O cartão de crédito deve ser usado com parcimônia e somente em casos de urgência.
3- Não exagere em estoques
Estocar significa desembolsar uma grande quantidade de dinheiro no ato. Os mercados continuam operando, mesmo que com restrições, por isso estoque somente o necessário, sem exageros.
4- Aproveite que está em casa e comece a sua reserva de emergência
Se você e sua família estão praticando o isolamento, indicado pelas autoridades e apoiado pela Fundação Copel, aproveite o dinheiro que seria usado em saídas como: restaurantes, cinema, viagens e guarde! Sim, guarde o que puder, não importa se é pouco ou muito, no final pode fazer bastante diferença. O momento é de concentrar esforços para que todos possamos sair dessa situação melhores e com saúde física, mental e financeira.