O mês de outubro é marcado pelo movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa. Celebrada anualmente, a campanha tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.
De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, há formas de prevenir o câncer. Confira:
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
Praticar atividade física
Manter o peso corporal adequado
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
Amamentar seu bebê
Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer.
Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.
A detecção precoce salva vidas!
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.
Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos, embora a Fundação Copel disponibilize este exame anualmente.
Mulheres com risco elevado de câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco e definição da conduta a ser adotada.