Plano Pecúlio
Algumas etapas importantes que estavam previstas no processo do novo Plano Pecúlio já aconteceram e chegou a hora de você realizar a sua escolha.

Você tem 3 opções:
O que muda:
Agora você pode escolher o valor da cobertura ou manter o que está atualmente contratado (o valor da cobertura não está mais vinculado ao Salário ou ao Benefício de Aposentadoria);
Como todo seguro, o custo passa a ser alinhado à idade do beneficiário.
O que não muda:
O valor máximo do seguro é de 40 tetos do INSS (326.296,00);
O Plano Pecúlio continua fechado para novas adesões de aposentados e pensionistas;
A cobrança da jóia para adesão tardia dos ativos permanece.
Orientações gerais:
- O portal ficará disponível para você visualizar as opções e fazer a sua escolha partir de 17/01. A opção será realizada exclusivamente na área restrita com login e senha;
- Não é necessário você escolher no primeiro dia. A Fundação Copel realizará diversas ações para dar o melhor suporte ao participante, como lives, visitas nas regionais com palestras e redirecionamentos;
- Atenção: Após realizar a sua escolha, não será possível realizar alterações. Portanto, no período de transição aproveite para tirar dúvidas e ponderar sobre qual a melhor opção para o seu caso;
- Para o participante que não realizar a sua escolha dentro do período de transição, será presumida a opção de permanecer no Plano, mantendo o valor da cobertura atual com alteração no valor da contribuição.
Dúvidas frequentes
-
Como faço para me inscrever no Plano Pecúlio da Fundação Copel?
O pedido de inscrição do Plano Pecúlio deverá ser feito mediante preenchimento do Formulário de Adesão disponível no portal da Fundação Copel.
O formulário preenchido poderá ser encaminhado pelo malote, ou entregue pessoalmente à Fundação Copel ou as Agentes Regionais.
Nota: somente o titular poderá solicitar a inscrição no Plano Pecúlio.
-
O que é o Plano Pecúlio?
O Plano Pecúlio tem como característica a indenização a pessoas indicadas em caso de morte do titular e antecipação de parte do valor no caso de invalidez.
-
Posso alterar os meus designados do Plano Pecúlio?
Sim. A qualquer momento você pode substituir os designados do Plano Pecúlio. Para isso, você precisa preencher um novo formulário, disponível no portal da Fundação Copel – Nossos Produtos > Pecúlio > Documentos > Adesão ao Plano Pecúlio. Depois de preenchido, envie o formulário via malote, ou entregue pessoalmente na Fundação Copel ou aos Agentes Regionais.
-
Quais são os valores de indenização pagos no Plano Pecúlio?
O valor a ser pago de indenização é conforme a cobertura contratada pelo participante e, em caso de acidente, o valor é dobrado.
Nota: o pagamento do Plano Pecúlio tem um limitador de 40 vezes o Teto do Salário de Contribuição para a Previdência Oficial.
-
Qual é o valor correspondente ao pecúlio previdenciário?
O valor do Pecúlio Previdenciário corresponderá a 5 vezes o último Salário Real de Contribuição – SRC (salário bruto), no caso de falecimento de participante ativo, e 5 vezes o valor da última complementação de aposentadoria, no caso do participante assistido.
-
Qual é o valor da contribuição mensal do Plano Pecúlio?
O valor da contribuição mensal é o valor da cobertura contratada multiplicado pelo custeio conforme a faixa etária do participante.
-
Quem posso designar no Plano Pecúlio?
Pode deixar designado qualquer pessoa, com ou sem vínculo familiar.