Boletim Fundação

Novas orientações sobre os exames do Coronavírus

18 de março de 2020

Desde o anúncio dos primeiros casos de Coronavírus confirmados no Brasil e, logo após, em Curitiba, a Fundação Copel vem seguindo rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, diariamente novas medidas estão sendo tomadas como forma de prevenir a população e, com isso, as informações vão sendo atualizadas.

Anteriormente, havíamos divulgado que os laboratórios credenciados iriam realizar a coleta domiciliar de exames relacionados ao Coronavírus, porém, devido ao aumento no número de casos e a procura por atendimentos nos hospitais particulares e unidades de saúde, novas ações preventivas estão sendo tomadas e estamos nos adaptando a elas.

Sendo assim, no que se refere a realização de exames, informamos que os pacientes que apresentarem sintomas de resfriado ou gripe comum já serão considerados casos suspeitos da doença e, dessa forma, serão orientados a fazer a quarentena domiciliar de 14 dias, sem a coleta de exames. Apenas os casos considerados graves em que os pacientes já se encontram internados, esses sim realizarão exames. Isso, porque não existem mais insumos suficientes para coleta de todos os casos com sintomas. Importante ressaltar que a Fundação está acatando uma determinação do Ministério da Saúde.

Nossa preocupação, acima de tudo, é atender a todos da melhor forma, sempre disponibilizando e atualizando todas as informações que chegam até nós. Pedimos a todos que redobrem os cuidados e procurem atendimento médico apenas se estiverem apresentando sintomas graves da doença. Assim, conseguimos evitar a aglomeração e a disseminação do vírus.