Saúde

Londrina e Maringá ganharão unidades de Atenção Primária à Saúde

13 de agosto de 2021

Conforme informado no início de maio, o projeto de expansão da APS +Cuidado está em fase final e devem ser inauguradas duas novas unidades em outubro deste ano.

As cidades contempladas, nesta fase do projeto, são Maringá e Londrina. Todos os beneficiários e dependentes (ativos, aposentados e pensionistas) residentes das cidades acima mencionadas, poderão utilizar as instalações que contarão com assistência multidisciplinar. Para este público, os atendimentos na APS não terão coparticipação!

A Fundação Copel ressalta que a unidade piloto, em Curitiba, é sucesso entre os beneficiários e que estuda viabilizar o atendimento às demais cidades.

Sobre Atenção Primária à Saúde

Para quem ainda não conhece, a essência da Atenção Primária à Saúde (APS) está no cuidado com as pessoas e não somente no tratamento de doenças pontuais. Os serviços vão desde a promoção da saúde e prevenção até o controle de doenças crônicas e cuidados paliativos. Além disso, pode auxiliar na redução dos custos nos planos de saúde pois, é possível resolver cerca de 80% dos casos dos pacientes na própria APS. Ainda, com o cuidado prolongado e foco na prevenção os internamentos são evitados.