Saúde

Janeiro Branco marca o primeiro ano do Equilibradamente

18 de janeiro de 2021

A saúde emocional vem ganhando espaço desde o início da pandemia. A pauta, de extrema importância e ainda tabu, exige cuidados e tratamentos específicos. Somente no Brasil, de acordo com dados de 2020 da OMS, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população o que faz com o que o país ocupe a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo.


Celebrado neste mês, o Janeiro Branco ganha destaque por tratar de uma campanha nacional de Saúde Mental. A campanha visa chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional.


A Fundação Copel, pioneira no segmento, lançou o programa Equilibradamente, em janeiro de 2019, com o objetivo de promover o tratamento e o monitoramento dos beneficiários elegíveis (os beneficiários são convidados a participar após análise de patologias apresentadas e consumo de medicamentos) com transtornos emocionais como ansiedade, depressão, etc.


O programa oferece tratamento gratuito e online ao público alvo. As consultas são realizadas de forma online, com psicólogos, e ainda é disponibilizada uma linha de atendimento para consultas de urgência com a equipe especializada, 24 horas por dia. A terapia online oferece muitos benefícios aos participantes além de trazer resultados positivos na qualidade de vida.


Atualmente, 648 beneficiários estão no programa e centenas de consultas realizadas desde o lançamento. Mais uma frente de atuação da medicina preventiva, da entidade, para proporcionar mais qualidade de vida ao seu público.