Preparamos uma série especial sobre o PLANO PECÚLIO para que, além de conhecer o plano, você fique bem informado sobre o que está acontecendo com esse produto.
Iniciamos com as características mais básicas. Vamos explicar sobre os aspectos, custos, etc. Você sabia, por exemplo, que o Plano Pecúlio tem atributos comuns a um seguro de vida, mas é administrado pela Fundação Cope? É um benefício de contratação facultativa e pagamento único e pode ser solicitado nos casos de morte e invalidez.
Fique atento e não deixe de ler. Se tiver dúvidas, pode nos perguntar!
O Plano Pecúlio tem adesão facultativa e seu custo é calculado a partir do capital segurado escolhido. Atualmente o percentual aplicado é de 0,1081%, linear, não escalonado por faixa etária.
O Plano também pode ser contratado, pelo participante, para o cônjuge, sendo o capital segurado até 10 vezes o Salário Real de Contribuição ou Benefício de Aposentadoria.
Veja alguns exemplos de capital segurado e valores de mensalidade. Lembrando que para os casos de morte acidental, o capital segurado é o dobro do valor.
Esse modelo tem como base a chamada solidariedade entre os participantes, ou seja, não há formação de reserva. Os valores arrecadados mensalmente são utilizados para o pagamento dos sinistros daquele mês.
Por isso, temos um grande desafio na gestão do Plano Pecúlio. Com a baixa contratação de novos empregados pelas patrocinadoras e, consequentemente, baixa adesão ao plano, a carteira de participantes do Pecúlio está cada vez mais envelhecida e já podemos observar um aumento significativo nos sinistros.
Reajustes do Plano Pecúlio
O objetivo dos reajustes é sempre de nivelar as despesas e receitas e assim tornar o plano equilibrado. os percentuais aplicados são aprovados pelo Conselho Deliberativo e consideram o Parecer Atuarial externo.
Mesmo com percentuais mais altos de reajustes, a partir de 2020, com a chegada do Covid e alta sinistralidade, ficou mais evidente a necessidade de novas alternativas para a sustentabilidade do plano. Cabe ressaltar que o aumento na média de faixa etária do plano, há também a tendência de aumento de pagamentos e queda no valor arrecadado nos próximos anos.
O que esperar para o futuro do Pecúlio?
O Conselho Deliberativo vem acompanhando de perto a situação do plano e, em 2022, solicitou estudos externos em adição aos internos buscando alternativas para o Plano Pecúlio que serão apresentadas aos participantes em breve.
Dessa forma finalizamos a série de informações sobre o Plano Pecúlio, no entanto a FC se coloca sempre disponível para esclarecer suas dúvidas.