A gestação é um momento mágico. Mas, com a
pandemia muitas grávidas estão se sentindo receosas sobre o parto e os devidos
cuidados que se deve tomar.
Pensando nisso, a Fundação elaborou algumas dicas para auxiliar neste momento:
Consultas de pré-natal
Procure ir às consultas de pré-natal sem acompanhante para diminuir o número de pessoas no ambiente. Essa dica também é válida para a realização de exames de rotina, como as ultrassonografias. Sempre que sair de casa, use máscara e higienize as mãos com álcool em gel ou lave com água e sabão. Tire todas as suas dúvidas na consulta esse contato é fundamental para se sentir mais tranquila.
Parto
A presença do acompanhante, embora seja permitida pela Lei Federal no 11.108, pode ou não ser aceita pelos hospitais ou maternidades. Cada local pode adotar protocolos diferentes durante a pandemia, por isso certifique-se que o local escolhido permite ou não acompanhante. Presença de fotógrafos, doulas e videomakes estão proibidos para evitar aglomeração. Lembre-se que qualquer que seja a via de parto, os cuidados no hospital ou maternidade devem ser redobrados!
Visitas ao bebê
A recomendação é de evitar visitar, principalmente os recém-nascidos. Embora seja um momento de celebração e de muita alegria, o melhor é deixar para receber as visitas depois que a pandemia passar. Até lá, abuse da tecnologia para mostrar aos amigos e familiares a rotina do novo membro da família.
Se a gestante apresentar sintomas da Covid-19, as orientações são:
Procurar atendimento médico ao aparecerem os sintomas (semelhantes aos gripais). Até o momento, não existem procedimentos especiais para mulheres gestantes. Por isso, a melhor forma de prevenção ainda é o isolamento social. Fique em casa, se puder!