Saúde

Febre amarela!

18 de fevereiro de 2019

Causada por um vírus, a febre amarela é uma doença infecciosa grave transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Os casos leves apresentam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Já nos casos graves podem ocorrer doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.

Uma pequena porcentagem das pessoas que contraem a febre amarela apresenta a forma mais grave da doença. Nestes casos, podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados, daí o nome Febre Amarela), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. Uma vez infectada, a pessoa se torna imune à doença.

Prevenção e imunização

Como a transmissão só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Assim como na prevenção da Dengue, os mosquitos devem ser exterminados.

A febre amarela é evitada por uma vacina extremamente eficaz, que é segura e está disponível nas unidades de saúde de todo estado. Quem tem entre 9 meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose deve se vacinar. Consulte o posto de saúde mais próximo de sua localidade e se informe sobre a vacinação.