Com a mudança do novo sistema de gestão em saúde da Fundação Copel, o Tasy, a Central de Atendimento de Curitiba registrou um aumento significativo de 400% na procura por informações pelos meios de comunicação disponíveis.
Desde o início, todos os envolvidos na implantação do sistema não estão medindo esforços para minimizar o impacto causado pela mudança, tanto para prestadores quanto para beneficiários. A seguir apresentamos algumas delas, com os devidos encaminhamentos:
– Anteriormente à implantação foram realizados treinamentos aos prestadores, com apresentação das características do novo sistema, principalmente com relação a liberação das guias e ao faturamento das contas. Isso foi realizado em diversas turmas em Curitiba e nas regionais, no interior do Estado.
– Posteriormente à implantação foram realizados atendimentos personalizados, incluindo visitas in loco aos prestadores que tiveram dificuldades com o Tasy. Ações como essas continuam sendo realizadas, porém em número menor, pois o esforço concentrado das ações iniciais teve ótimo resultado.
– Durante todo o período de transição de um sistema para outro, notificamos nossos prestadores quanto a necessidade de bloqueio no acesso à plataforma de cobrança das faturas, disponível no portal. Isso levou a uma antecipação na entrega das contas, totalizado o pagamento de R$ 32 milhões à rede credenciada. Em média a Fundação Copel paga à rede, R$ 22 milhões em faturas. Paralelamente à notificação iniciamos o plano de contingência do portal do prestador para minimizar a indisponibilidade do mesmo, devido à sobrecarga de acessos simultâneos.
– Com o novo sistema, tivemos que ser mais rígidos com relação à codificação de insumos, principalmente materiais e medicamentos. Codificações “genéricas” que anteriormente eram aceitas, não puderam mais ser aceitas, pois isso afeta o envio de informações no padrão exigido pela ANS – Agência Nacional de Saúde. A precificação continuou sendo realizada de acordo com as regras contratuais estabelecidas entre a Fundação Copel e seus prestadores.
– Problemas no faturamento dos serviços pela rede credenciada, principalmente devido à codificação já mencionada, persistem apenas em uma minoria de prestadores, para os quais temos feito todo o possível para dar o tratamento adequado, incluindo treinamentos, visitas in loco e atendimento personalizado.
– Em janeiro realizaremos novas rodadas de treinamentos com prestadores, dessa vez com a disponibilização de equipamentos para que os participantes coloquem em prática as explicações e, assim, possam replicar mais facilmente os conteúdos nas suas respectivas instituições.
Recentemente estivemos na Associação Médica do Paraná (AMP), quando também pudemos expor esses pontos e demonstrar que nossa intenção não é criar barreiras para efetuar pagamentos, mas sim, aperfeiçoar a relação com nossos prestadores de modo a auxiliá-los no que for preciso para que continuem cuidando da saúde dos nossos beneficiários.
Em breve o Sistema Tasy estará totalmente estável e as intercorrências causadas durante a “virada” praticamente deixarão de existir. Isso já ocorre em número sensivelmente menor do que no início de novembro.
A fase de estabilização deve durar mais um tempo, mas as estimativas e os nossos indicadores de acompanhamento demonstram que até o final do primeiro trimestre de 2020 as atividades já estejam normalizadas.