Na tarde desta sexta-feira, em cerimônia inédita, a Fundação Copel realizou o evento de inauguração da primeira unidade de Atenção Primária à Saúde de forma online e ao vivo para todos os participantes, diretamente pelo Youtube. Mais de 500 pessoas acompanharam a transmissão.
A cerimônia seguiu as orientações do Ministério da Saúde e, portanto, contou apenas com a presença da Diretoria Executiva da Fundação Copel, Presidente da Copel, Daniel Slaviero, Diretora de Gestão Empresarial, Ana Leticia Feller, e do Presidente do Conselho Deliberativo, Péricles Neri.
O Presidente Marcos Domakoski comentou sobre o orgulho de inaugurar essa unidade e o que ela vai representar para os beneficiários. “Essa inauguração é motivo de orgulho e alegria, pois nós consolidamos um sonho que há muito vinha sendo desejado. As pesquisas, do ponto de vista da medicina e da saúde, apontam que dois elementos são fundamentais para termos boa saúde: a prevenção e a Atenção Primária à Saúde! Com a inauguração dessa unidade de APS estamos avançando no cuidado integral com nossos beneficiários. Então fica meu convite para que utilizem as instalações que vai agregar na qualidade de vida de todos.
O Planejamento Estratégico de 2020 também foi pauta do evento, já que a APS é o carro-chefe dos projetos, segundo Otto Doetzer, Diretor de Seguridade. “A inauguração da APS é um sonho antigo, mas ainda temos outros grandes projetos para esse ano como o lançamento do aplicativo Fundação Copel – Você no Controle que vai trazer inúmeras soluções diretamente na palma da mão do nosso pessoal”. Otto ainda comentou sobre o modelo de atendimento no +Cuidado “Com esse modelo cuidamos da saúde e no modelo atual tratamos a doença. Já sabemos que este formato funciona e temos como base o modelo europeu. Já sabemos também que isso pode trazer reduções significativas nos custos da saúde”.
Lakoski, Diretor Financeiro, explicou sobre os investimentos no local e como o retorno deve acontecer “Com a APS teremos uma melhor utilização do plano e redução dos custos (com gastos indevidos e desnecessários). Além disso, consequentemente uma menor pressão nos reajustes anuais dos planos. Sobre a viabilidade do programa, aqui foram investidos cerca de R$ 700 mil (entre obras, equipamentos, materiais, etc.), isso representa menos de meio por cento do custo anual dos planos de saúde. Se fizermos uma estimativa desses custos, mais o custo do pessoal, somente no primeiro teremos esse retorno financeiro devido as reduções de custo já mencionadas”.
O Presidente do Conselho Deliberativo também participou da cerimônia e falou que a saúde é sempre uma pauta que preocupa os Conselhos. Neste sentido, ele enalteceu o projeto que foi planejado e executado em tão pouco tempo. Para a Diretora de Gestão Empresarial da Copel, Ana Leticia é um privilégio contar com a Fundação Copel “Uma instituição que vai além da administração de um plano de saúde e tem em seu DNA o cuidado com as pessoas, e o cuidado não é tratar a doença mas cuidar da saúde”.
Por fim, Daniel Slaviero, Presidente da Copel, parabenizou a entidade pelo evento e pelo cuidado que tem com a saúde dos beneficiários “A Fundação cuida do bem mais caro que temos: nossa saúde. Estamos orgulhosos em fazer parte desse momento, principalmente porque a Fundação Copel atua em diferentes frentes. Cuida de forma preventiva, evita o desperdício o que, por consequência, reduz custo. Aqui na Copel estamos felizes e contamos com a Fundação Copel para expansão desse projeto”.