Saúde

Doar sangue é doar vida!

22 de junho de 2020

Você sabia que este mês é conhecido como junho vermelho? Essa campanha foi criada com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e como essa ação pode salvar vidas.

A necessidade de doação de sangue é ainda maior devido à pandemia do novo coronavírus. Devido ao isolamento social, as pessoas estão deixando de comparecer aos hemocentros para doação. Contudo, apesar das preocupações com o contágio durante a doação, o Ministério da Saúde reforça que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas para que os doadores façam a sua parte sem correr risco de contágio.

Para garantir que ação ocorra de forma segura, os hemocentros adotaram um sistema de agendamento durante o período de pandemia. Assim, evita-se a aglomeração de pessoas e é possível tomar todas as medidas de segurança (como esterilizar o local) entre um doador e outro.

Faça a sua parte, mas com todo o cuidado que o momento exige. Entre em contato com a Hemepar par agendar a sua doação. Um único doador pode ajudar até quatro pacientes que precisam de sangue para sobreviver!

A Fundação Copel orienta os beneficiários do grupo de risco (pessoas acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas – como hipertensos, diabéticos e asmáticos, pacientes oncológicos, gestantes e tabagistas) que permaneçam em casa, evitando ao máximo a exposição ao vírus.

O QUE É NECESSÁRIO PARA DOAR?

Requisitos básicos:

Estar em boas condições gerais de saúde;

Estar descansado;

Ter idade entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos de idade. Menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);

Pesar mais de 50 kg;

Estar alimentado: não deve estar em jejum. Evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação. Aguardar intervalo de 1h após o almoço;

Portar documento oficial com foto emitido por órgão oficial (RG, Carteira de habilitação, Passaporte, Carteira de identidade profissional e Carteira de Trabalho);

Respeitar o intervalo mínimo entre as doações;

Ter estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.

Intervalo das doações:

Homens: 2 meses (4 doações anuais)

Mulheres: 3 meses (3 doações anuais)

Volume coletado:

Em torno de 405 – 495 ml.

Fonte: Hemobanco