Saúde

Confira as orientações que a Fundação Copel tem para você em meio a essa pandemia

1 de abril de 2020

Estamos vivendo uma situação inédita no mundo. O Coronavírus gerou a necessidade de tomarmos medidas extremas para conter a doença que já infectou milhares de pessoas pelo mundo inteiro. Medidas de prevenção, isolamento social, home office, rotinas alteradas, ansiedade e novos desafios. É um momento de adaptação para todos.

Diariamente o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendam, orientam e estabelecem medidas para minimizar o impacto dessa epidemia na população, e a Fundação segue rigorosamente essas orientações.

A partir do momento em que os primeiros casos de pessoas infectadas pelo novo vírus foram confirmados no Paraná, a Fundação Copel imediatamente começou a tomar providências para continuar prestando atendimento de qualidade a seus beneficiários.

• Contatamos nossa rede prestadora de serviços para assegurar os cuidados necessários aos atendimentos de nossos beneficiários, inclusive, na modalidade de consultas online (https://fcopel.org.br/saude/como-realizar-uma-consulta-de-teleatendimento/).

• Disponibilizamos uma caixa postal para que os prestadores possam realizar o envio de faturas via Correios.

• O limite posológico para a aquisição de medicamentos passou de 3 para 6 meses e a validade das receitas liberadas passou de 12 para 15 meses.

• Criamos uma página em nosso portal (https://www.fcopel.org.br/saude/coronavirus ) para que nossos beneficiários possam recorrer em casos de dúvidas sobre como proceder.

• Mantemos notícias periódicas sobre processos e temas relevantes aos nossos beneficiários sobre o momento em que estamos vivendo.

Reforçamos que não se dirijam aos serviços de saúde apenas com sintomas leves como coriza, tosse seca frequente, dor de garganta e febre que dure até 24h, mas que permaneçam em isolamento social em suas casas por 14 dias. A procura pelos prontos-atendimentos da nossa Rede Credenciada (https://www.fcopel.org.br/saude/guia-rede-credenciada ) só deve acontecer em casos de sintomas graves como febre alta associada a desconforto respiratório ou nos casos de pacientes de risco. Por isso, é de extrema importância que todos redobrem os cuidados para assim reduzir o risco de contágio pelo Covid-19:

• Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

• Cubra o nariz e boca ao espirrar e tossir.

• Evite aglomerações.

• Mantenha os ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos pessoais.

Se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato com a Fundação pelos canais oficiais de comunicação: e-mail (fundacao@fcopel.org.br) ou pelos telefones (41) 3883-6177 / 0800-602 0225, de segunda a sexta, das 8h às 18h.