Trabalhar a vida toda para ter um futuro tranquilo e confortável. Esse é o sonho de todos nós e para muitas pessoas este sonho já se concretizou, ou está perto de se realizar. Mas será que saiu tudo como planejado? Nem sempre o esforço de uma vida inteira é suficiente para nos garantir uma estabilidade na aposentadoria.
Hoje em dia é comum encontrarmos aposentados, homens e mulheres, à procura de emprego para complementar a renda. Muitos não possuem casa própria e precisam pagar aluguel. Ao longo dos anos, contraíram dívidas e ainda não conseguiram quitar como cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.
Para que isso não aconteça é preciso que nossa vida financeira seja bem planejada desde cedo. Saber onde gastar, no que investir, o que comprar, são atitudes essenciais para que, lá na frente, haja um retorno positivo.
Educação financeira e previdenciária é um planejamento de médio a longo prazo e, muitas vezes, demoramos para entender que é preciso economizar agora para que possamos colher bons frutos lá na frente. A chegada da “melhor idade” exige que tenhamos a consciência de que gastos como viagens, jantares, compras e outras opções de lazer, podem sim ser realizadas, desde que seja tudo devidamente planejado e se encaixe no seu orçamento.
Aqui vão algumas dicas para te ajudar a economizar:
*Fuja do parcelamento com juros, junte o dinheiro e compre à vista
*Negocie sempre um preço melhor
*Compre apenas o que e quando realmente estiver precisando
*Se possível, pague suas contas em dia para evitar juros
*Crie uma planilha e anote todos os seus gastos mensais
*Não se iluda com o cartão de crédito, ele nos dá a falsa impressão de que temos dinheiro na mão o tempo todo
*Cuidado com a armadilha da frase “Eu mereço”. Quase sempre, quando dizemos isso para nós mesmos, é porque não temos o dinheiro para comprar.