A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu a incorporar os testes sorológicos para detectar o novo Coronovírus ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Os beneficiários já estão cobertos pela medida desde o dia 14 de agosto. Contudo, para que o teste seja liberado pelo plano de saúde é necessário preencher um dos critérios do Grupo 1 e nenhum dos critérios do Grupo 2, a seguir:
Grupo I (critérios de inclusão):
a) Pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomasb) Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2
Grupo II (critérios de exclusão):
a) RT-PCR prévio positivo para SARS-CoV-2
b) Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo
c) Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana (exceto para os pacientes que se enquadrem no item b do Grupo I)
d) Testes rápidos
e) Pacientes cuja prescrição tem finalidade de rastreamento (screening), retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado
f) Verificação de imunidade pós-vacinal
Precisa realizar o exame? Saiba como proceder
Além dos critérios acima mencionados, antes de realizar o exame entre em contato com a Fundação Copel para solicitar a liberação do procedimento. Com o pedido médico em mãos, marque o exame junto ao laboratório e aguarde a liberação. Lembrando que os exames acima descritos possuem cobertura pelos planos PROSAÚDE II e PROSAÚDE III, desde que seja apresentada a prescrição médica, acompanhada de descritivo clínico (febre, dificuldade de respiração, etc), podendo ser realizado na rede credenciada (laboratórios), conforme já divulgado anteriormente.
Para conferir a descrição das condições que caracterizam Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, clique no link
(https://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/coronavirus-covid-19/coronavirus-todas-as-noticias/5872-covid-19-ans-finaliza-analise-tecnica-e-determina-inclusao-de-teste-sorologico-no-rol-de-procedimentos)