Em Curitiba, devido ao aumento significativo dos casos da Covid-19, foi decretado estado de alerta laranja. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a ocupação dos leitos de UTI (para tratamento dos pacientes com Covid-19) do SUS já está em 85%. Hoje, há 1030 leitos de UTI, sendo 656 deles no SUS e 374 na rede privada.
Apenas na capital, desde o início da pandemia, em 11 de março, já foram registrados 2.489 casos de novo coronavírus e 94 óbitos. Em todo o estado já são 6.978 casos confirmados.
Atenção redobrada
Neste momento, as autoridades alertam para que a população tenha atenção e cuidados redobrados. Com a nova bandeira, há recomendação de restrições maiores para circulação de pessoas e funcionamento de serviços na capital. A SESA reforça ainda que agora, mais do nunca, deve-se evitar aglomerações e sair de casa somente se necessário. Ainda, cabe lembrar que o GRUPO DE RISCO (idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e comorbidades, pacientes oncológicos) devem permanecer em casa.
O que abre e o que fecha?
Atividades suspensas:
*Igrejas e templos religiosos
*Praças e parques públicos
*Atividades de entretenimentos com ou sem música (tais como festas, teatros, circo e atividades correlatas)
*Bares e atividades correlatas
*Clubes sociais e esportivos
Atividades com restrição de horário:
*Comércio de rua: atendimento ao público tem de ocorrer impreterivelmente entre 10h e 16h.
*Shopping centers: podem funcionar apenas de segunda a sexta-feira, entre 12h e 20h, devendo permanecer fechados nos fins de semana. Os serviços de alimentação que funcionem nos shoppings poderão operar entre 12h e 15h – fora desses horários, podem funcionar apenas com entrega (delivery).
*Galerias e centros comerciais: funcionamento das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os serviços de alimentação que funcionem nesses locais poderão operar entre 12h e 15h – fora desses horários, podem funcionar apenas com entrega (delivery).
*Restaurantes e lanchonetes: das 11h às 15h, todos os dias da semana. Fora desse horário, podem funcionar apenas para entregas (delivery).
Serviços que podem operar com no máximo de 50% de sua capacidade de operação:
*Hotéis e pousadas
*Callcenter e telemarketing (exceto os vinculados a serviços de saúde)
*Drive in (com uma sessão de exibição por dia ou 3 horas de operação)