Previdência

Abrapp prevê crescimento dos Planos Instituídos para 2019

24 de agosto de 2018

Modelo de plano fechado do setor previdenciário dá possibilidade para familiares e afins investirem no futuro

 

A reforma do INSS, as novas relações de trabalho e mudanças no comportamento dos jovens profissionais estão reconfigurando a previdência complementar no Brasil. Isso significa que o brasileiro despertou sobre a importância de se pensar em alternativas para completar a aposentadoria e garantir um futuro mais tranquilo. Entre as opções oferecidas pelo mercado de previdência complementar fechada, o Plano Instituído é o que vem ganhando cada vez mais participantes.

 

Os planos instituídos são aqueles criados por órgãos de classe, sindicatos, conselhos de profissionais, associações ou cooperativas que têm as mesmas vantagens de outros planos fechados do setor previdenciário, como os fundos de pensão. Nesses modelos, as taxas são mais competitivas, pois os sistemas que os administram não visam o lucro e podem ser contratados por familiares e afins dos participantes de um plano patrocinado por empresa sem a necessidade de criar vínculo empregatício, como acontece com o Plano Família da Fundação Copel.

 

Apesar da previdência complementar fechada reunir quase R$ 800 bilhões de patrimônio, os fundos instituídos ainda não têm números tão representativos, já que é uma modalidade em expansão no país. No entanto, a possibilidade de incluir familiares e pessoas do seu círculo afetivo nesse modelo de plano de previdência pode fazer com que o número de participantes dobre até o final de 2019, segundo expectativa da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).

 

De acordo com os dados do último informe estatístico trimestral da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), referente a março de 2018, os planos instituídos contavam com 157,28 mil participantes com um patrimônio total de R$ 8,176 bilhões.

 

Plano Família: o plano instituído da Fundação Copel

 

O Plano Família é mais uma opção de plano de previdência complementar instituído para que os participantes assistidos e familiares invistam no futuro usufruindo de todas as vantagens de uma gestão com expertise no segmento. Esse modelo é uma forma de beneficiar todo grupo familiar que não tem acesso às vantagens dos planos fechados, já que no mercado o modelo aberto tem mais visibilidade e adesão, mesmo tendo por característica central o fim lucrativo das instituições.

A Fundação Copel é uma entidade consolidada, que trabalha há 45 anos em benefício de todos os participantes, visando sempre rendimentos mais significativos do que os disponibilizados por outras instituições financeiras. De acordo com classificação da Abrapp, a entidade está entre os 15 maiores planos fechados do Brasil e é a maior da região sul do país.