Saúde

Coronavírus: quando procurar um pronto atendimento?

24 de abril de 2020

Em tempos de pandemia, não dá para brincar com a saúde por isso, com a disseminação do vírus pelo país é necessário redobrar os cuidados.

A Fundação Copel​, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, orienta que nossos beneficiários procurem um pronto atendimento somente em casos de sintomas graves como febre alta associada a desconforto respiratório ou nos casos de pacientes de risco. Reforçamos que não se dirijam aos serviços de saúde apenas com sintomas leves de resfriados, como coriza, tosse seca frequente, dor de garganta e febre que dure até 24h. A orientação é de que permaneçam em casa, isolados, por até 14 dias.

Qualquer hospital pode receber paciente com coronavírus?

Qualquer pronto atendimento da Rede Credenciada está preparado e apto para receber pacientes​ com suspeita de coronavirus. Vale lembrar que temos conveniados espalhados ​pelo Paraná e todos seguem as mesmas orientações: realizar a triagem e tratar de forma individualizada ​as pessoas com suspeita​ de coronavirus, separando-as dos demais pacientes em situação de urgência/emergência.

Ressalta-se que os prontos atendimentos não são indicados para consultas eletivas, pois neste momento o sistema de saúde se encontra com uma grande sobrecarga.  Avalie seus sintomas ou procure pelos profissionais que estão atendendo no sistema de telemedicina​ – modelo de atendimento implementado como forma de ajudar no distanciamento social e vem sendo veiculado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Muitas situações podem ser resolvidas com repouso e medicamentos básicos. Neste momento todo cuidado é pouco.

Onde encontro os profissionais que atendem pela Fundação Copel?

O guia completo da Rede Credenciada está disponível​ neste link e pelo app​ Guia Rede Credenciada – Fcopel.

Como se prevenir da COVID-19?

*Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

*Cubra o nariz e boca ao espirrar e tossir.

*Evite reuniões​ presenciais e aglomerações.​

*Mantenha uma distância mínima de dois metros das pessoas.

*Mantenha os ambientes bem ventilados.

*Não compartilhe objetos pessoais.

O Ministério da Saúde disponibilizou o Disque Saúde para qualquer tipo de informação e orientação sobre o Coronavírus, basta ligar para 136 de qualquer lugar do Brasil. A ligação é gratuita.

#ficaemcasa #vaipassar