Saúde

Saúde Fundação Copel promove evento de lançamento do seu novo programa voltado à saúde emocional, o EquilibradaMente

28 de janeiro de 2020

Trata-se de um programa pioneiro, pois a Fundação é a primeira entidade a oferecer esse benefício 100 % gratuito e online.

Trata-se de um programa pioneiro, pois a Fundação é a primeira entidade a oferecer esse benefício 100 % gratuito e online.

Na quinta-feira, 16 de janeiro, aconteceu o evento de lançamento do Programa EquilibradaMente, o novo programa da Fundação Copel voltado à saúde emocional e bem-estar dos participantes. O evento aconteceu no Hotel Mabu, em Curitiba, reunindo mais de 250 pessoas.

A abertura foi feita pelo presidente da Fundação, Marcos Domakoski que citou os programas de medicina preventiva que a entidade já possui e ressaltou a importância da criação do EquilibradaMente. “Não é de hoje que nos preocupamos com a saúde e qualidade de vida de nossos beneficiários. O nosso programa Viva com Saúde prova isso. Com ele, realizamos ações de prevenção e promoção da saúde. Já contamos com sete programas com foco na medicina preventiva: check-up para aposentados, cônjuges e pensionistas; CuiDar, para diabéticos, Gestação Saudável, Programa de Assistência Farmacêutica, Rastreamento de Canceres, as caminhadas que realizamos ao longo do ano e, agora, o EquilibradaMente.”

Domakoski falou que, além da medicina preventiva, muitas pessoas procuram por tratamentos auxiliares e que eles estão ganhando cada vez mais espaço. Segundo o presidente, é preciso quebrar tabus e discutir assuntos delicados como a depressão, considerada o mal do século, tendo em vista que é uma doença que já atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em seguida, o diretor de Seguridade da Fundação Copel, Otto Armin Doetzer, destacou os 48 anos do excelente trabalho que a entidade oferece tanto na previdência, quanto na saúde. Ressaltou que os programas voltados à saúde dos beneficiários já salvaram muitas vidas e que, no momento, o objetivo é focar na saúde mental e emocional.

O diretor explicou como surgiu o EquilibradaMente. “A ideia para o programa veio após nossa equipe de saúde observar o grande número de beneficiários que utilizam remédios para fins emocionais e isso chamou nossa atenção. Esse programa é pioneiro, pois somos a primeira entidade a oferecer esse benefício 100 % gratuito, sem nenhum custo adicional aos usuários. Apostamos em inovação e tecnologia, já que nosso atendimento é realizado online.” Ressaltou ainda que não é necessário que o beneficiário deixe de realizar consultas com o psicólogo que já conhece seu histórico e destacou que o intuito do programa é promover a prevenção.

O evento contou com um momento de meditação com a presença de integrantes da ONG Mãos sem Fronteiras. Romeo Huczok, presidente da ong, explicou que por meio de meditação e estimulação neural é possível alcançar uma qualidade de vida melhor. “Há mais de 20 anos desenvolvemos esse trabalho em diversos países e o Brasil é o que mais nos dá resultados positivos. Trabalhamos em empresas que proporcionam a seus empregados um momento de relaxamento e o saldo é extremamente positivo.”

Na sequência, ele propôs um exercício a todos que estavam presentes, que aceitaram prontamente participar. Durante cinco minutos foi realizado um momento de silêncio e meditação com o intuito de demonstrar a todos que é possível praticar até mesmo em casa, alguns exercícios que auxiliam na qualidade de vida.

O evento contou com a presença do psiquiatra Dr. Vitor Bregola, que ministrou uma palestra sobre saúde e bem-estar. Segundo ele, a saúde mental, atualmente, é um dos assuntos mais difíceis da medicina e afirmou que devemos promover a saúde de uma forma adequada. “Temos que pensar nos pontos positivos da nossa vida e não apenas no que há de ruim.”

Bregola explicou que precisamos entender o conceito de bem-estar, que é quando o indivíduo encontra o seu equilíbrio. O bem-estar estuda fatores que fazem a vida ter um propósito, um sentido. Para ele, viver bem e com qualidade de vida é um sinônimo de satisfação e não de felicidade, pois trata-se de coisas diferentes. “É importante que tenhamos a capacidade de reconhecer erros e saber que temos limitações. Muitas vezes deixamos de lado os cuidados básicos com a nossa saúde, por exemplo, dormimos pouco e nos alimentamos mal. Bem-estar é um treinamento de habilidades.”

Logo após a palestra, Denise Lorencini, que integra a equipe de saúde da Fundação Copel, falou sobre os indicadores da entidade, destacando que, ao todo, são atendidos mais de 40 mil beneficiários. Desses, mais de 6 mil foram identificados como elegíveis ao programa e 600 foram selecionados para a primeira fase.

Ela destaca: “Quando percebemos o grande número de beneficiários que estavam fazendo uso de medicamentos para tratamentos emocionais, decidimos que era hora de tomar uma atitude em relação aos dados levantados. Esperamos que o EquilibradaMente possa ajudar a todos. Contem com a gente.”

Por fim, a Psicóloga Juliana Vieira, diretora da empresa ImplusCare que é parceira da Fundação no desenvolvimento do programa, explicou a todos os presentes sobre o funcionamento do EquilibradaMente. Falou sobre o total sigilo dos atendimentos, das facilidades que o aplicativo proporciona para o beneficiário como o agendamento de consultas, a disponibilidade de profissionais de saúde que podem tirar dúvidas em horário comercial via telefone, a disponibilidade de um atendente para fazer uma triagem em casos de emergência e, se for necessário, encaminhar para uma nova consulta, entre muitos outros benefícios.

Para encerrar a Fundação Copel ofereceu um coffee a todos os participantes que prestigiaram o evento, proporcionando um momento de confraternização e descontração.