Para entender os motivos pelos quais o Plano Pecúlio vem sendo reajustado de forma significativa nos últimos anos, é preciso compreender como funciona esse plano.
O Plano Pecúlio possui características comuns a um seguro de vida, mas é administrado pela Fundação Copel. É um benefício de contratação facultativa e pagamento único, sendo o capital segurado um múltiplo do salário de contribuição do participante ativo ou do benefício do participante assistido.
Esse benefício pode ser solicitado nos casos de invalidez, morte ou morte do cônjuge ou companheiro(a), para quem contratou o Pecúlio Adicional, sendo que o percentual do custeio é aplicado sobre o capital segurado para o cálculo das contribuições mensais dos participantes.
Mas se estamos pagando, o que é feito com a reserva?
Sempre bom lembrar que a estrutura financeira deste ano é em regime de repartição simples, ou seja, as contribuições necessárias são arrecadadas para atender ao pagamento dos benefícios naquele mesmo período.
Caso ocorra uma quantidade menor de sinistros esperados, forma-se uma reserva financeira administrativa coletiva. Caso ocorram sinistros em quantidade superior ao previsto, será utilizada essa reserva para pagamento dos benefícios. Lembrando que não existe reserva individual e nem a possibilidade de resgate do valor pago.
Portanto, o envelhecimento da massa e o aumento dos pagamentos dos sinistros, em conjunto com a não entrada de novos participantes, ocasiona um desequilíbrio financeiro no Plano, culminando no consumo da reserva financeira coletiva e gerando a necessidade de aumento da arrecadação e consequentemente reajustes consecutivos e mais altos.
E agora, e o futuro?
Desde 2017, o Plano Pecúlio está sob avaliação. Mas, foi a partir de 2020, com a chegada do Covid e alta sinistralidade, que o sinal de alerta acelerou o processo para medidas e alternativas para o futuro do plano.
O Conselho Deliberativo vem acompanhando de perto essa situação. Ainda em abril deste ano, serão apresentadas ao COD alternativas propostas por consultorias externas especializadas neste modelo de produto. Essas alternativas serão amplamente divulgadas entre todos os participantes em breve.