Ontem, quinta-feira (28), a Fundação Copel realizou o primeiro Webinar sobre investimentos e os impactos causados pela Covid-19. Tivemos mais de 450 inscrições no evento, com o número de acessos à sala, tão grande quanto ao volume de inscritos. Isso demonstra o interesse dos participantes quanto ao tema tratado, bem como a leveza com a qual nossa equipe apresentou o conteúdo. Todo o evento foi mediado pelo Presidente da Fundação Copel, Marcos Domakoski, e como palestrantes o Diretor Financeiro José Carlos Lakoski e o Gerente de Investimentos, Bruno Maueler.
Lakoski abriu sua fala, tranquilizando os participantes que mesmo com a amplitude da pandemia, os efeitos paraFundação Copel foram pouco sentidos. O Diretor, durante o bate-papo, também reiterou a importância do evento como forma de aproximar os participantes dos gestores da Fundação sobre um tema de extrema importância para todos. Destacou também que, a despeito da magnitude da crise com fortes impactos da economia e nos mercados financeiros globais, inclusive o brasileiro, os investimentos dos planos geridos pela Fundação Copel foram pouco impactados. “Isto decorre de processos de investimentos robustos e estratégias de médio e longo prazo resilientes nas crises, tendo como resultado a segurança no pagamento dos aposentados por muitos anos e a projeção da recuperação gradativa nas reservas dos participantes ativos, as quais foram extremamente valorizadas nos últimos anos” ponderou o Diretor.
Bruno Maueler comentou sobre as características do momento que vivemos “Cada crise tem sua característica, essa é realmente é bastante complexa e distinta por dois motivos: não teve início na economia e a velocidade da deterioração não teve precedente”. Porém, ao analisar o cenário, Bruno tranquiliza os participantes sobre olhar para os investimentos na previdência como um todo e não uma ‘fotografia’ do momento “Sempre enfatizamos que investimentos previdenciários são de longo prazo, e que por isso a análise dos resultados também seja feita em horizontes maiores. Analisar um mês ou um ano não é adequado”.
O Presidente da entidade, mediador do Webinar, acredita que essa nova forma de levar informações aos participantes deve permanecer pós-pandemia. “Diante do cenário atual, esta é a melhor forma de nos comunicarmos”. Além de sermos transparentes em nossos resultados, podemos levar a notícia de qualidade para dentro de suas casas, compartilhando nossos resultados com a família, aproximando ainda mais nossos participantes da Fundação. Domakoski transmitiu, ao final do Webinar, uma mensagem da médica responsável técnica dos planos de saúde da entidade, Dra. Elaine Brégola, que confirma uma mudança positiva no cenário da pandemia no Estado, dado que evolução da Covid-19 no Paraná começa a se estabilizar.
Os participantes elogiaram a iniciativa e transparência da entidade ao esclarecer dúvidas dos participantes sobre o tema proposto. “Um evento de alto nível, uma honra participar! E como participante, me sinto muito tranquila. Minhas reservas estão em ótimas mãos!”, comentou um dos presentes.