Representar os participantes ativos nas deliberações do Conselho, na definição da política geral de administração da Fundação Copel e de seus planos de benefícios, maximizando a performance e os resultados para os participantes. Aprimorar a comunicação entre FC e os participantes. Zelar pela eficiência da gestão de investimentos, dos serviços assistências à saúde, e do plano de aplicação de recursos. Contribuir no acompanhamento da Gestão Baseada em Riscos, nova metodologia de supervisão da PREVIC - Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
Com a atual legislação, também novas atribuições são necessárias para a atuação dos conselheiros, e a necessidade imediata de acesso mais amplo às informações das entidades privadas de previdência complementar. A implementação de sistemas de gestão baseada em risco, informatizados e integrados é parte fundamental no exercício da função de competência do colegiado de forma transparente e continuada.
Os conceitos de Previdência e Educação Financeira são indissociáveis da idéia de futuro e, por isso, a importância dos investimentos na formação da base fundamental. Priorizar e intensificar a divulgação de assuntos ligados a Previdência e Finanças por meio de programas específicos, com objetivo de levar ao participante o entendimento e a proximidade da gestão dos seus recursos.
Identificar o atendimento ao guia PREVIC que define as "Melhores Práticas em Fundos de Pensão", cuja finalidade é fornecer uma diretriz geral sobre temas da legislação especifica da previdência complementar fechada. Acompanhar a aplicação de recursos em setores de alto potencial na economia, priorizando o benefício dos associados, aproveitando as oportunidades geradas pelo crescimento do Estado do Paraná.
Monitorar e avaliar o gerenciamento do plano de saúde, com o objetivo de mantê-lo equilibrado economicamente e com o compromisso de continuar evoluindo para atingir plena capacidade em termos de gestão, de governança corporativa e de eficácia nos serviços que oferece.
Identificar de maneira independente, o resultado das auditorias atuariais e contábil que devem ser entregues a SPC, não limitando a atuação aos controles internos.
Examinar o alinhamento dos gestores através dos objetivos institucionais. Para que a Fundação COPEL continue empenhada para garantir aos associados a tranqüilidade de que seus benefícios estarão lá todo mês, creditados em conta, por muito, muito tempo de maneira exata.